Powered By Blogger

sábado, 26 de junho de 2010

O que é Sergipanidade?

-->
Foto: Aglacy Mary

Sergipanidade é o conjunto de singularidades que caracteriza o modo sergipano de lidar com o seu patrimônio — a língua, a arte, a fé, o trabalho, as festas —, bens comuns compartilhados com outros grupos. O que somos está impresso em nossa alma e se expressa através da geografia que nos define, da mistura étnica que nos deu origem, da história que nos constitui, de tudo o que construímos e através daquilo pelo que nos encantamos.
O grande desafio a esse estado de espírito está na condução do natural interesse pelo outro. Em um inevitável contexto de globalização, a comunicação massiva aproxima muito os diferentes, e isso provoca identificações. Garantir uma identidade hoje significa construir formas de diálogo entre a nossa cultura tradicional e outras tão diversas. Não é prudente fechar os olhos para essa realidade, no mínimo porque se paga a pena de ver perder-se a riqueza que há na troca. É fundamental, porém, que se preserve e conheça a própria história, as próprias raízes, o que nos mantém únicos na rica paleta de cores, embora em constante processo de identificação.
Penso que o advento do turismo como atividade financeira dá força à ideia de que, só na (re)descoberta de suas qualidades, o sergipano pode encontrar-se saudavelmente com o que vem de fora. Nossos produtos culturais mais genuínos são o que nos torna interessantes; reconhecê-los é o que deve consolidar um nível de autoestima tal que anule o desejo de ser o outro e a dependência de ser aprovado por ele.
Flexibilidade é palavra-chave nessa temática, opondo-se ao conceito de uma identidade rígida. Que nos mantenhamos lúcidos para lidar com todo esse movimento relacional não nos perdendo das nuanças que nos distinguem. 

Aproveite o embalo e leia também A renda irlandesa é sergipana e Amendoim cozido agora é patrimônio de Sergipe.

6 comentários:

  1. Sergipanindade para quem não é sergipano é como se fosse uma ameba pseudônima que ao infestar na pessoa que possui outras amebas, se tranforma no meio comum o descomum que não deixa de ser comum... enfim, seria uma pessoa diferente duas vezes no mesmo lugar =)

    beijos Aglacy!
    Aimée Resende

    ResponderExcluir
  2. Penso, Aimée, que cada vez mais vivemos esse movimento ameboide. Mesmo não saindo do lugar onde estão nossas primeiras histórias.

    Grata pela leitura.

    ResponderExcluir
  3. Querida Aglacy, que saudades de ti! Acredite, não só eu, mas também Isadora e Felipe. Amei tudo no seu blog. Já estou seguindo e tambem o twitter. Já inclusive recomendei seu blog a quem interessar-se por saber mais sobre aracaju/sergipe e suas pessoas. Sergipanidade, penso, é muito tambem o modo singular de lidar com o outro. bjoss

    ResponderExcluir
  4. Eliane! Que bom reencontro. Que bom saber que viu algo interessante por aqui. Agora estamos reconectadas.
    Beijos para sua linda dupla.
    Seguindo você no twitter também.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Aglacy.
    Como está tudo bem?
    Tenho desenvolvido no grupo escoteiro, projeto voltado para fazer com que os jovens do grupo escoteiro, se identifiquem com nosso estado e como consequência se reconheçam sergipanos.
    Este trabalho esta no seu terceiro ano. No primeiro trabalhamos na sede do grupo, apresentando um vídeo e uma exposição feita pela pesquisadora Mariana Galvão. Ano passado realizamos uma visita a laranjeiras, inserindo também a questão da consciência negra. Este anos pretendemos realizar 06 visitas a cidades do nosso estado, iniciando por Aracaju e como ponto de partida uma nova apresentação da pesquisadora Mariana Galvão.
    Venho por meio deste pedi permissão para usar este texto, como introdutório do projeto.
    Desde já agradeço pela oportunidade.

    ResponderExcluir

Diga, então...